O FÓLIO “é um projeto muito grande e que vai muito além de qualquer pessoa”

Festival Literário Internacional de Óbidos regressa já de 12 a 22 de Outubro

866

O FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos regressa já de 12 a 22 de Outubro. A apresentação da programação deste ano aconteceu no passado dia 28 de Setembro, em conferência de imprensa, na Casa do Comum do Bairro Alto – Centro Cultural, em Lisboa. A edição de 2023 é subordinada ao tema do “Risco”.

O FÓLIO 2023 trará escritores, músicos, conversas e uma homenagem a José Pinho, o livreiro da Ler Devagar falecido recentemente e um dos principais impulsionadores do Festival de Óbidos. Ney Matogrosso, Geoff Dyer, Leonardo Padura, Jorge Carrión e Mariana Enriquez são alguns dos nomes que vão passar pela vila medieval, num programa, mais uma vez, recheado de novidades.

Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, o FÓLIO “é um projeto muito grande e que vai muito além de qualquer pessoa”. Filipe Daniel assegura que “o [José] Pinho deixou um conjunto de ferramentas importantes” que vão ser postas em prática na edição deste ano. “Uma das coisas que ele abraçava era o desconhecido e era isso que o fazia arriscar”, sublinha o autarca, garantindo que o Município de Óbidos está aqui “para apoiar todos aqueles que quiserem embarcar neste projeto cultural de engrandecimento e valorização do território, em que cada edição vai ser superior à anterior”.

Uma ideia que a vereadora da Cultura também enalteceu. “A nossa programação está muito mais extensa, há muito mais gente envolvida e isso só reflete que, dia após dia, o FÓLIO tem crescido, tem-se reinventado e está aqui para acolher todos aqueles que, de uma forma ou de outra, se queiram juntar àquilo que é a Cultura em Portugal e em Óbidos”, refere Margarida Reis.

Para Raquel Santos, da Ler Devagar, “este é um ano muito difícil para nós” pela ausência de José Pinho, mas não quiseram “de deixar de contar com todos os parceiros que já o eram, com todos os amigos, com todos aqueles que poderiam vir a ser novos parceiros desta festa”. Para a responsável, a organização vai “oferecer a todos aqueles que vão a Óbidos, durante estes 11 dias, o contacto possível com todas as formas de Literatura e gostávamos muito que fosse a maior festa de sempre do FÓLIO”.

Já Francisco Madelino, presidente da Fundação INATEL e parceiro do FÓLIO no capítulo dos concertos musicais, afirma que “o FÓLIO é um ato de resistência inovadora”. “Há aqui uma resistência aos valores da Liberdade, da Criatividade e de tudo aquilo que significa a palavra escrita” e “a palavra é uma forma de interpretar o mundo e de revelar sentimentos e estou convencido que o desafio é grande, mas esta resistência vai vencer”, conclui.

Recorde-se que entre 12 e 22 de Outubro, o Fólio 2023 vai oferecer uma experiência única com 603 dos melhores autores e criadores, em cerca de 108 conversas e tertúlias, 40 apresentações e lançamentos de livros, 40 espetáculos e concertos, 21 exposições, 18 sessões de leitura e poesia, 14 mesas de autores, entre muitas outras iniciativas.

O programa já está disponível em obidos.pt.