Banco Local de Ajudas Técnicas On-Line

Banco Local de Ajudas Técnicas de Óbidos

536

O Banco Local de Ajudas Técnicas de Óbidos assume-se como um recurso na área da saúde disponível a todos os munícipes, constituído por um conjunto de equipamentos de apoio à mobilidade e ao lazer que podem ser cedidos a título gratuito e temporário a todos os munícipes que apresentem condições objetivas dessa necessidade. É dada prioridades às pessoas com comprovadas carências económica.

O BLAT é constituído por ajudas técnicas que, a título de donativo, sejam cedidas por pessoas individuais ou coletivas e que se encontrem em devido estado de conservação.

Desde Janeiro de 2010 que está em funcionamento o banco de ajudas técnicas on-line. Foi criado em parceria com 8 Instituições do Concelho que também disponibilizam on-line as suas ajudas técnicas.

Este banco on-line possibilita um aumento do stock, possibilidade de requerer através da internet e visualização das disponibilidades online.

Esta a ser efetuada uma atualização das ajudas técnicas, disponíveis no Concelho, para empréstimo e aluguer. Esta informação estará brevemente disponível no site da Câmara Municipal de Óbidos.

Regista-se um aumento efetivo das ajudas técnicas disponíveis desde 2010, as instituições têm tido a preocupação de reforçar os seus bancos e, desta forma, poder ajudar um maior número de munícipes que, em determinada ocasião da sua vida, podem precisar de uma ajuda técnica.

Os equipamentos disponíveis, entre outros, são cadeiras de rodas, bengalas, canadianas, andarilhos, camas articuladas, cadeiras de banho, barras laterais, colchões anti escaras, entre outros.